sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aeronaves- Segunda Guerra Mundial



O Consolidated B-24 Liberator era o bombardeiro americano de maior produção que qualquer outro avião americano durante a Segunda Guerra Mundial, e foi usado pela maioria dos Aliados durante a guerra. Desenhado como um bombardeiro pesado, serviu não só nesse papel, mas também como bombardeiro de patrulha marítima (PB4Y) e como transportador pesado (C-87 ou C-109).
Em 1938 quando seu antecessor o Kawanishi H6K entrava em serviço, a Marinha japonesa determinou o desenvolvimento de um hidroavião de patrulha maior e com mais alcance. O resultado foi este hidroavião, inspirado no britânico Short Sunderland,[4] e considerado por alguns como o melhor da guerra. Apesar disso, seu desenvolvimento foi problemático. O protótipo apresentou deficiência de flutuação na água. Outros protótipos corrigiram o desenho de seu casco.
Era um hidroavião com grande resistência a danos. Foi dotado de blindagem pesada e seus tanques de combustível eram bem protegidos.
Dornier Do 335 - foi um avião de caça empregado pela Luftwaffe na fase final da II Guerra Mundial. Era conhecido como Pfeil (flecha). Devido a seu longo "nariz" os pilotos o apelidaram também de Ameisenbär (tamanduá).
Desenvolvido por Claudius Dornier e fabricado por sua empresa, após vencer uma concorrência contra a Arado e a Junkers. O primeiro protótipo, Do 335V1, voou em 26 de Outubro de 1943.
Surpreendeu os pilotos de testes com sua velocidade e capacidade de manobra, apresentando alguns poucos problemas, principalmente na estabilidade. Tendia a trepidar em velocidadesmais elevadas. Ainda assim, foi um dos aviões com motor a pistão mais velozes já fabricados. Entrou em operação nas últimas semanas da guerra, sendo avistado por pilotos aliados.
Messerschmitt Bf 109 também conhecido como Me 109 - foi um Avião de Caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronavesmais produzidas na história.



Enola Gay foi o nome dado ao bombardeiro B-29 que lançou a bomba atômica sobre a cidade japonesa de Hiroshima no dia 6 de agosto de 1945. Foi pilotado pelo coronel Paul Tibbets Jr., então com 30 anos, comandante do 509º Grupamento Aéreo dos Estados Unidos, que desde fevereiro de 1945 preparava-se para a missão. A fim de realizá-la, Tibbets escolheu pessoalmente um quadrimotor B-29, batizando-o com o nome Enola Gay em homenagem à sua mãe.




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